Portal Making Of

O silêncio dos inocentes e as muitas estreias da semana

Zain Al Rafaeea e Boluwatife Treasure Bankoleem "Cafarnaum" (Foto: Divulgação)

Como amanhã (12) é comemorado o Dia da Criança, a coluna está um pouco diferente. Resgatei uma crônica publicada nos dias de confinamento pela pandemia ( lembram dela?). Mas esta edição traz também os lançamentos nas plataformas e na tela grande. A programação da semana está bem diversificada. Aproveitem !

 

Crônica

O silêncio dos inocentes

A cada dia de quarentena percebo que mais alguma coisa desapareceu do cotidiano. Uma delas a me fazer falta é a algaravia das crianças na quadra de esportes do condomínio onde moro. Elas costumavam juntar-se ali para jogar bola, amarelinha, o que fosse. Assim avam as horas, cada qual no seu turno oposto ao da escola.

Eu estava acostumada a escrever e a fazer as tarefas de casa com aquele som ambiente de gritos, risadas, assovios, palavrões e o choro de algum menorzinho que o irmão mais velho era obrigado a carregar junto. Muitas vezes na indefectível assembleia de condomínio tive que interferir quando moradores reclamavam do barulho que os impedia de fazer a siesta, por exemplo.

Mesmo não tendo crianças em casa, eu argumentava que aquela alegre balbúrdia era sinal de vida, de futuro, de algo crescendo à nossa vista. Os vizinhos me olhavam como se eu fosse uma lunática, resmungavam e desistiam de colocar horários s para as brincadeiras dos pequenos.

Agora há silêncio na quadra, no pátio, na escadaria dos prédios. As crianças estão trancafiadas em casa, entediadas e reclamando de não poder brincar com os coleguinhas na escola ou com os amiguinhos do condomínio. A Covid-19 transformou os adoráveis anjinhos em transmissores de um vírus que pode infectar seus avós de forma letal. Imagino a dificuldade de explicar para eles que não podem abraçar a vovó, o nono, a bába

Estava quase terminando esta crônica quando escuto uma mãe falando debaixo da minha janela –  Miguel, já te disse para não encostar na porta do carro, quando digo para não encostar em nada é em nada mesmo! Miguel, de uns quatro aninhos, choraminga com a bronca da mãe. Ele não deve estar entendendo nada. Como explicar a pandemia para os pequenos? Inventando um “bicho papão” ou uma fábula como o pai judeu fazia para distrair o filhinho no campo de concentração em A Vida é Bela”, o filme de Roberto Begnini , de 1999?

Logo, o carro, carregando Miguel e a mãe, dá partida e tento me concentrar na escrita.  Ainda me distraio pensando nos vizinhos que agora podem sestear sem o incômodo da gritaria infantil, mas duvido que estejam conseguindo dormir bem. Agora, eles não têm do que reclamar, pois enquanto termino de escrever este texto só ouço o barulho do ventilador. O resto é silêncio.

(02/05/2020)

Nota-pé: Hoje, 11/10/2024, a algazarra na quadra de esportes do condomínio está grande. Os gritinhos, os palavrões, as gargalhadas e a vibração pelos gols voltaram. Às vezes, a gritaria me desconcentra da escrita, mas não importa, que alegria!

 

E para não dizer que não falei de filmes sobre crianças, deixo como sugestão a história narrada pelo olhar de Zain, um libanês de 12 anos, precocemente amadurecido tendo que cuidar dos irmãos menores no cortiço onde mora. Ao fugir dos pais negligentes e viver nas ruas, o menino acaba tomando conta do filhinho de um refugiado etíope. Após um incidente grave, Zain decide processar os pais, pedindo para  que eles parem de ter filhos.  “Cafarnaum” foi dirigido por Nadine Labaki, em 2019, e recebeu vários prêmios internacionais, entre os quais o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cinema de Cannes. Disponível no Prime Vídeo, YouTube, Apple Tv.

________________________________________________

Lançamentos da semana

 

HBO/Max

É assim que acaba – direção: Justin Baldoni – 2024

Essa adaptação cinematográfica do livro da escritora Collen Hoover que chega às plataformas fez muito sucesso no cinema. Na trama, Lily Bloom  é uma mulher que, após vivenciar eventos traumáticos na infância, decide começar uma vida nova em Boston e tentar abrir o próprio negócio. Essa mudança de vida, faz Lily acreditar também que encontrou o amor verdadeiro em Ryle , um charmoso neurocirurgião. No entanto, à medida que o relacionamento se torna cada vez mais sério, surgem lembranças de como era o relacionamento de seus pais. Até que, repentinamente, Atlas Corrigan, seu primeiro amor e uma ligação com o ado – uma alma gêmea, talvez? – retorna para a vida de Lily. As coisas se complicam ainda mais, quando um incidente doloroso desencadeia um trauma do ado, ameaçando tudo o que Lily construiu com Ryle. Agora, com seu primeiro amor de volta em sua vida, ela precisará decidir se tem o que é preciso para levar o casamento adiante. O filme é adorado por muita gente, mas há também críticas negativas sobre o longa. A conferir.

 

Netflix

O Caso dos irmãos Menendez – documentário – 2024

O sucesso da série do prestigiado Ryan Murphy “Monstros: Assassino dos pais” trouxe à tona novo documentário sobre o caso dos irmãos Menendez. Não é o primeiro, mas esse traz as primeiras entrevistas concedidas em trinta anos por Lyle e Erik, os irmãos presos pelo assassinato do pai, José Menendez, e da mãe, Kitty Menendez.  Tem ainda depoimentos de advogados, jurados, membros da família, com a pretensão de trazer novas luzes ao famoso crime. A produção documental recebeu muitas críticas dos dois acusados e da família Menendez. Para quem gosta de comparar, vale lembrar que nem mesmo a versão documental de um fato, pode trazer a verdade absoluta sobre o caso. A direção é do argentino Alejandro Hartmann.

 

Amores solitários – filme – direção: Susannah Grant – 2024

Os fãs ( ou devo dizer, as fãs ?) de histórias românticas não têm do que se queixar, pois há vários lançamentos do gênero nos últimos meses. Nesse, Laura Dern interpreta uma romancista reclusa que vai para um retiro de escritores no Marrocos para tentar resolver seu problema de bloqueio criativo. Lá ela conhece um jovem guia turístico, interpretado por Liam Hemsworth, com quem inicia uma amizade que evolui para um caso de amor que muda sua vida.

 

No lugar da outra – filme – direção : Maite Alberdi – 2024

O cinema chileno vem entregando filmes muito interessantes nos últimos anos. Isso já é um bom motivo para conferir essa produção que foca no crime ional cometido pela renomada escritora Maria Carolina Geel, em 1955, no Chile. O que diz a sinopse: o episódio trágico desperta a atenção de uma tímida secretária chamada Mercedes , uma funcionária do tribunal designada pela equipe judicial para investigar o cotidiano de María Carolina. Ao esmiuçar a vida da ré, Mercedes começa a questionar a realidade opressiva à sua volta, seu próprio casamento e sua identidade.

 

Disney +

Tipos de Gentileza – direção: Yorgos Lanthimos – 2024

O diretor grego Yorgos Lanthimos divide opiniões: há quem o veja como genial e criativo e também quem ache seu trabalho inável. Seja como for, ele é importante no cenário atual, principalmente depois de “ Pobre Criaturas” , que deu o Oscar de Melhor Atriz a Emma Stone, além de ter recebido outras indicações à estatueta.Diga-se de agem que Olivia Colman também ganhou um Oscar ao ser dirigida por Lanthimos em “A Favorita”. “Tipos de Gentileza” reúne três histórias:  um homem que tenta assumir o controle de sua própria vida, um policial cuja esposa parece uma pessoa diferente e uma mulher que procura alguém com uma habilidade especial. O filme não foi lá muito bem recebido pelo público, apesar de reunir um ótimo elenco: Willem Dafoe, Emma Stone e Jesse Plemons, entre outros. O jeito é conferir.

 

A Máquina – minissérie –  06 episódios – México – 2024

Um dos atrativos dessa série é reunir dois dos nomes mais importantes do cinema mexicano e atores de prestígio em Hollywood: Gal Garcia Bernal e Diego Luna.

O que diz a sinopse: Após uma derrota devastadora, Esteban “A Máquina” Osuna (Gael) encontra-se em uma fase ruim de sua carreira no boxe. Para sua sorte, seu empresário e melhor amigo Andy Lujan (Luna) está determinado a colocá-lo de volta no topo. Mas, quando uma organização nefasta aparece, o resultado dessa revanche se torna uma questão de vida ou morte. Enquanto luta para se preparar para seu gande retorno, Esteban também deve lidar com seus demônios pessoais e proteger sua família. ( veja o trailer)

________________________________________________

*Fotos: Divulgação/Reprodução

 

THE END

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Nosso trio de talentos em Hollywood

Três atores brasileiros da mesma geração vêm ganhando espaço em Hollywood nos últimos tempos: Rodrigo Santoro, Wagner Moura e Selton Mello têm se dividido entre

Nosso trio de talentos em Hollywood

Três atores brasileiros da mesma geração vêm ganhando espaço em Hollywood nos últimos tempos: Rodrigo Santoro, Wagner Moura e Selton Mello têm se dividido entre