Várias das séries mais queridas do público deram adeus em 2023: Succession, The Crown e Maravilhosa Mrs. Masel, por exemplo. Mas, ano novo, vida nova, ou melhor, produções novas para preencher o vácuo deixado pelos personagens que nos acostumamos a acompanhar durante anos.
Vejamos algumas das boas novidades que as principais plataformas reservam para seus insaciáveis s.
Mestres do ar – estreia – Apple TV
Produzida por Steven Spielberg, Tom Hanks e Gary Goetzman, a minissérie acompanha os desafios e problemas pessoais dos integrantes do 100º Grupo de Bombardeio, conhecido como o Centésimo Sangrento. Sua missão é derrotar o exército de Hitler em combates arriscadíssimos a mais de vinte mil pés de altura. A série é baseada no livro homônimo de Donald L. Miller. No elenco estão Austin Buttler ( Elvis) e Callum Turner (Animais Fantásticos). Veja o trailer (Space Trailers)
Data de lançamento : 24 de janeiro
Tokyo Vice – 2ª temporada – HBO Max
Sou muito fã da série que retrata as aventuras do jovem repórter norte-americano, Jake Adelstein, que decide trabalhar no jornal japonês Yomiuri Shinbun . Na primeira temporada, acompanhamos Jake tentando ser aceito e adaptar-se aos costumes do novo país. Ele cobriu alguns crimes da máfia Yakuza, com ajuda do detetive Hiroto Takagiri e chegou a correr risco de vida. A narrativa interessante que foge dos clichês habituais e os atores Ansel Elgort e Ken Watanabe garantem o sucesso de “Tokyo Vice”.
A previsão de lançamento da segunda temporada é fevereiro/2024.
True Detective – Terra Noturna – 4ª temporada – HBO
Depois de cinco anos, quando o público achava que não veria mais a bem sucedida “True Detective”, eis que chega uma nova temporada. A trama vai explorar o terrível caso de assassinato no Alasca. Mantendo a tradição das temporadas anteriores que escalou Matthew McConaughey, Mahershala Ali e Colin Ferrel, o elenco traz um nome bem conhecido: desta vez é Jodie Foster. Ela é uma policial que vai investigar junto com outra detetive local, interpretada por Kali Reis , o desaparecimento de oito homens de uma estação de pesquisa. Para aumentar o mistério, ao menos cinco deles são encontrados congelados em um misterioso bloco de gelo.
Previsão de estreia : 14 de janeiro.
Pinguim – 1ª temporada– HBO
A série derivada de “Batman”foca no vilão Oswald Cobblepot, mais conhecido como Pinguim e terá Colin Farrel outra vez no papel ( ele já o interpretara no filme com Robert Pattinson como o homem morcego). Inicialmente prevista para o primeiro semestre, a produção de 8 episódios foi adiada para o segundo por causa da greve dos artistas e técnicos de Hollywood. Sim, é Farrel nas duas fotos !
Fallout – 1ª temporada– Prime Vídeo
A grande aposta da Prime Vídeo para 2024 é a série baseada numa das mais importantes franquias de videogame dos últimos anos, “Fallout”. A trama é ambientada em um futuro pós-apocalíptico dos mesmos criadores da ótima “Westworld”.
Previsão de lançamento: 12 de abril de 2024
A casa do dragão – 2ª temporada – HBO
Os órfãos de “Game of Thrones” que curtiram “A casa do dragão” podem festejar. Ambientada 200 anos antes dos eventos de Game of Thrones, A Casa do Dragão é baseada no livro Fogo & Sangue, de George R. R. Martin a chegada da segunda temporada está prevista entre julho e agosto/2024.
Minha amiga genial – 4ª temporada – HBO
Eu já tinha desistido de aguardar a 4ª temporada de “My Brilliant Friend”, a série baseada nos romances da famosa e misteriosa escritora Elena Ferrante ( nem sabe quem é). A novidade é a mudança de elenco. Após três anos estrelada por Margherita Mazzucco e Gaia Girace, a última temporada da série terá Alba Rohrwacher (Um Sonho de Amor) e Irene Maiorino (Gomorra) como protagonistas.
Para quem não viu a saga de quatro romances : ela narra a vida das amigas Elena Greco, a Lenu, e Raffaella, a Lila, pegando o período da infância à adolescência. As duas se conhecem em uma Nápoles pobre e pós-guerra, na década de 1950, onde juntas sonham com um futuro melhor. Cada uma segue um caminho diferente, mas volta e meia se reencontram.
Projetos e renovações
- Peaky Blinders (Netflix), uma de minhas séries favoritas dos últimos anos, vai ganhar dois spin-off, segundo informações da Bloomberg. Um deles, focaria no ado de Polly Gray, a tia dos irmãos Shelby , interpretada por Helen McCrory que faleceu de câncer em 2021. A outra proposta em desenvolvimento na Netflix é uma série prequel ambientada na Boston do começo do século XX, algumas décadas antes dos eventos de Peaky Blinders. A história dos terríveis irmãos Shelby continua rendendo!
- A idade dourada (HBO) acaba de ter sua 3ª temporada confirmada. As aventuras e desventuras da elite novaiorquina, a ascensão dos novos ricos e seus criados ganharam o coração do público saudosos da britânica “Downton Abbey”.
________________________________________________________________________
Mudanças no serviço de streaming no Brasil
Em 2024, várias plataformas sofrerão alterações e não é para melhor !
* A Netflix vai reduzir à metade sua produção de filmes próprios.
*Disney+ e Star+ se tornarão uma única plataforma . Com isso, desaparece um dos melhores canais atuais, o Star, mas a Disney deve incorporar seu acervo.
*A HBO Max vai virar apenas Max. A marca já é usada nos EUA.
* Serviços de streaming vão ampliar a oferta de planos mais baratos, mas com inserção de publicidade.
________________________________________________________________
A reação do cinema brasileiro em 2024
O Senado aprovou no dia 19 de dezembro, o projeto que restabelece a reserva para filmes brasileiros em salas de cinema, a chamada “cota de tela”. O texto segue para sanção presidencial. Criada em 2001, a regra deixou de valer em 2021. Sua renovação deve ir até 2033. Como a medida não agrada às redes donas de salas de exibição, quem não respeitar a lei estará sujeito a multa de até R$ 2 milhões. O valor da multa será equivalente a 5% da receita bruta média diária do cinema, multiplicada pelo número de sessões em que filmes brasileiros deixarem de ser exibidos.
A renovação do sistema de cotas dá um ânimo ao cinema nacional que tem vários projetos para 2024 , além dos lançamentos das sequências dos aclamados “O Auto da Compadecida” (foto) e “Nosso Lar” ; e de “Estômago”, sucesso de crítica e bilheteria de 2008, sobre o cozinheiro e detento Raimundo Nonato, se virando na prisão. A nova trama vai se ar quinze anos depois da original e mostrará Nonato dentro e fora das grades. Sou muito fã de “Estômago”.
Só a Globo Filmes anuncia trinta estreias para 2024 e mais de trinta projetos em desenvolvimento, entre eles o novo filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, dupla responsável pelo bem sucedido “Bacurau”, de 2019.
Obs.: Por falar em Kleber Mendonça, a indicação do Brasil para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Internacional não foi selecionada. Era “Retratos Fantasmas”, o documentário de Kleber sobre suas lembranças de cinéfilo, com foco nos desaparecidos cinemas de rua de Recife. Que pena!
________________________________________________________________
*Fotos: Divulgação/Reprodução
Feliz Ano Novo e que venham muitos filmes e séries de qualidade!