Portal Making Of

Corrupção que asfixia

Corrupção que asfixia
Imagem de Łukasz Dyłka por Pixabay

Conhece alguém que foi internado por problemas com Covid-19 e teve que esperar para ter o a um respirador? Que teve que dividir o respirador com outros pacientes? Ou mesmo sofreu em casa por falta de leitos e de respiradores nos hospitais? Em Santa Catarina foram registrados 1.148.649 casos, 1.117.498 “recuperados e 18.581 mortes, mas o que deixa a população perplexa são os 33 milhões destinados para a compra de 200 respiradores em março de 2020 (bem no início da pandemia) que sumiram, em meio a uma grave crise sanitária.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) denunciou nove empresários e cinco agentes públicos suspeitos de envolvimento na compra por parte do governo catarinense. Os empresários denunciados vão responder por organização criminosa, estelionato, falsificação de documento particular, falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de dinheiro. Um ex-servidor vai responder por estelionato e obstrução da investigação, outra servidora responderá por peculato culposo, uso de documento falso e obstrução da justiça, os demais servidores responderão por peculato culposo e por suposta negligência.

Quem vai se safar das acusações? Quem vai ser considerado culpado pela justiça? Essas perguntas serão respondidas com o desdobramento da denúncia. No entanto, os penalizados são conhecidos e estão espalhados pelo Estado: são os agentes de saúde que tiveram que escolher quem teria o ou não aos respiradores disponíveis, uma questão muitas vezes de vida, de morte ou muito sofrimento, às pessoas que sentiram na pele a falta de ar por falta do equipamento e as famílias, que viveram a angústia de ver os seus entes queridos sofrerem com o descaso dos agentes públicos e dos empresários que se lançaram num processo de compra de respiradores fantasmas. Quem sabia? Quem lucrou com isso? Que seja exemplarmente punido.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Crise hídrica! Vai faltar água?

O Brasil amarga a maior crise hídrica dos últimos 91 anos. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, os reservatórios das regiões Centro-Oeste e Sudeste, atuam com apenas 23,01% de sua capacidade. Santa Catarina também segue em estado

Crise de desabastecimento! Vai faltar comida?

O Presidente Jair Bolsonaro afirma que o Brasil pode enfrentar crise de desabastecimento em 2022 por falta de fertilizantes. Segundo ele, um dos principais efeitos da falta de produtos, se nada for feito, será o aumento de preços, ou seja, mais inflação à

Ciência por um fio

A ciência está tão incorporada ao dia a dia que pode ar despercebida. O uso corriqueiro e cotidiano fazem da ciência “algo trivial”, porém quanto mais trivial for o uso, maior o impacto na vida das pessoas. Como seria viver nos dias de hoje sem a lâm

A Volta dos Espetáculos

Dos impactos da pandemia no segmento de shows e eventos ao primeiro evento oficial com público nos teatros estaduais do Estado.

Arte e Empreendedorismo no Morro da Mariquinha

No Morro da Mariquinha está a maior Galeria de Arte Urbana de Santa Catarina e a 4ª maior do Brasil e agora mais uma ação do Projeto Cidade Invisíveis promove ação para desenvolver o empreendedorismo na comunidade.

De olho no futuro

De olho no futuro! Destaque em energia limpa, incentivo a projetos ambientais, cooperação em TI e jovens inovadores.

Universidade em dose tripla

165 Pesquisadores da UFSC entre os melhores da América Latina, destaque entre os Brics e tecnologia inédita.

Certificação inédita

Empreendimento em Florianópolis recebe o inédito selo internacional de qualidade ambiental