O presidente nacional do Sebrae e presidente estadual do PT de Santa Catarina, Décio Nery de Lima, anunciou na sua rede social que a vinda do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para o Estado vai acontecer na próxima quinta-feira, 29.
Décio confidenciou que a vinda de Lula para Santa Catarina foi confirmada após um encontro dele com Lula no Palácio do Planalto.
Inicialmente, Lula vai visitar o Porto de Itajaí, onde pretende fazer anúncios de melhoria na estrutura portuária.
O presidente da República esteve apenas uma vez em Santa Catarina, quando em agosto de 2024 a Arteris Litoral Sul inaugurou o Contorno Viário da Grande Florianópolis. A segunda visita vinha sendo remanejada desde março, quando Lula viria para Santa Catarina para dar posse ao novo superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, que foi uma indicação do próprio Décio Lima.
A dúvida agora é saber se o governador Jorginho Mello (PL) vai participar da solenidade, se mandará um representante ou até, deixará a data ar sem dar muita importância para o ato.
Jorginho já disse em outra oportunidade que só participaria de algum evento com o presidente Lula quando ele efetivamente trouxesse verba do Governo Federal para Santa Catarina ou quando ele inaugurasse alguma obra do seu governo aqui no Estado.
Fato é que Décio Lima pretende aproveitar o máximo a vinda de Lula para o Estado, pois o PT catarinense pretende lançá-lo mais uma vez candidato a governador em 2026.
O único problema do PT é conseguir juntar toda a esquerda catarinense em torno do seu nome, pois já a algum tempo que os partidos de esquerda não conseguem falar a mesma língua aqui em Santa Catarina e vem perdendo espaço para a direita bolsonarista.
Veja o vídeo de Décio Lima (PT):