Um mergulho profundo na ancestralidade para trazer a público uma pesquisa que resgata muito sobre a existência Guarani em Santa Catarina. A arquiteta Ana Trevisan buscou nas suas próprias origens razão para criar um espaço de conscientização e visibilidade da cultura índigina. A praça criada por ela na entrada da Casacor/SC é um verdadeiro portal para o conhecimento das sabedorias dos guaranis, que estão em todo espaço, seja no chão, no paisagismo, móveis e peças de adorno, tudo em comunhão com as cores que traduzem o modo de vida índigina e nos colocam em contato com o fogo, água, terra e ar.
A Praça “O Futuro é Ancestral” trama a conexão da arquiteta e paisagista guardadas pela etnia Guarani que resiste às ações do tempo. Mergulhar na cosmovisão indígena e sua forma de estar no mundo foi o caminho da pesquisa percorrido pela por Ana Trevisan para propor um espaço vibrante e de pura conexão com a natureza.
“Abarcada pelo tema da mostra catarinense “De presente, o agora”, voltei aos laços que me unem à cultura indígena.
E, principalmente, com a intenção de compreender a relação que os povos originários possuem com a terra, com as plantas.
Uma escuta ativa que desdobrou na criação de vários elementos marcantes no espaço, como o trabalho do artista e muralista Danka Umbert, inspirado nos grafismos das tatuagens indígenas. Ainda o Jardim da Cura com plantas e ervas com diversos benefícios à saúde. E a forte presença da flora entremeada por áreas projetadas para curtir, permanecer e sentir toda a ambiência a céu aberto”, conta a arquiteta e paisagista.

A participação nesta edição também tem um propósito celebrativo. A profissional marca seus 20 anos de carreira oferecendo ao público uma experiência especial para ficar na memória. Já nos primeiros os do roteiro oficial do evento, a praça marcada pelo grafismo aplicado no chão gera um grande impacto visual. Ao avistar a explosão de tons e texturas intensificados com a chegada da primavera, os visitantes são convidados a caminhar entre os canteiros de formatos orgânicos que delineiam o território.
A seleção de espécies escolhidas floresce em diversidade de cores, aromas e formas. E os grandes vasos fonte que ecepcionam logo na entrada do espaço, trazem como destaque as novas cores no Urucum vivo e envelhecido – vermelho e marrom -, desenvolvidas por Ana Trevisan em collab com a Vaso&Cor.
“Chegamos ao Urucum, fruto do urucuzeiro, uma árvore nativa do clima tropical. É bastante utilizado nas pinturas do rosto, na culinária e nos rituais guaranis. A cor terrosa motivou uma pesquisa junto com o empresário Erivelto Fonseca da Vaso&Cor. Além do lançamento nacional dos tons na nossa praça, as pessoas vão viver uma verdadeira experiência com a configuração proposta”, conclui Ana Trevisan.

A mostra segue até o dia 24 de novembro no D/Season Residence Club, bairro João Paulo (Antigo Hotel Maria do Mar) Rodovia João Paulo, 2285, em Florianópolis.
_______________________________________________________________
O legado de Vera Sabino com arte e vinho

Uma das maiores artistas catarinenses, Vera Sabino, recebe reverências e homenagens na Casacor/SC, num tributo à arte dos pincéis e ao sabor do vinho. A conexão da arquiteta Taiza Santos com o tema da mostra reúne arte, vinho, ancestralidade e arquitetura na criação da Adega da Artista Plástica, em homenagem a Vera Sabino, uma das mais importantes do Estado e do país.
Para celebrar a trajetória da artista plástica e folclorista, Taiza, que tem em sua memória afetiva uma tela que a encantava na casa dos avós, selecionou algumas obras de Vera Sabino. Os visitantes poderão ver de perto trabalhos de diferentes fases de Vera Sabino, alguns nunca foram expostos em espaços públicos. E o artista plástico Paulo Ricardo Campos fez uma releitura das obras de Sabino produzindo uma tela exclusiva para o espaço, assim como três tapeçarias assinadas por Ariadini Giardullo Marconi.
O ambiente foi pensado para atender os apreciadores dos melhores rótulos: “A ideia foi trazer privacidade aos frequentadores da adega criando vários microambientes. A partir de uma arquitetura que proporciona conforto, com luz e música na altura certa, apresentamos um espaço perfeito para confraternizações mais intimistas”, explica Taiza.

_______________________________________________________________
Vinhos Juarez Machado

Reverenciado pela sua arte que atravessa gerações, o catarinense Juarez Machado tem agora nome também gravado entre os melhores rótulos produzidos pela vinícola da Serra Catarinense Villa Francioni. Na próxima quarta-feira, dia 09 de outubro, o Instituto Juarez Machado, em ville, realiza um evento de experiência sobre a degustação de lançamento dos vinhos que levam a do mais internacional dos nossos artistas.
Além dos vinhos, a noite terá ainda arte, música e dança. O enólogo Nei Geraldo Rasera, da Vinícola Villa Francioni, conduzirá a harmonização gastronômica dos rótulos exclusivos do Vinho Juarez Machado – Safra 2022 e o pianista Arthur Langemann Bandt apresentará clássicos da música sa. A noite vai contar ainda com os dançarinos de tango Fabiano Silveira e Juliana Figueredo. A parte poética fica por conta do ator Afonso Herbert, caracterizado como Juarez Machado, que vai recitar poesias do próprio artista. Tudo isso cercado por uma exposição especial com obras de arte de Juarez Machado, incluindo aquelas utilizadas nos rótulos dos vinhos. Mais informações sobre o evento no link https://bit.ly/vinho-juarez-machado .

_______________________________________________________________
Chicago, o Musical chega a Floripa

Com artistas de Florianópolis, Chicago, o Musical, produção da MovinCena será apresentado hoje, quarta-feira, 2 de outubro, no palco do Teatro Ademir Rosa (CIC), em Florianópolis. Será sessão única, depois de percorrer outras dez cidades brasileiras.
Estrelado por Amanda Gonzaga, Ana Garvik e Diego di Medeiros que interpretam, respectivamente, Velma Kelly, Roxie Hart e Billy Flynn , Chicago, O Musical é inspirado no clássico musical da Broadway e criado há mais de 25 anos. A direção é assinada por Ana Garvik e a adaptação coreográfica é de Anderson Anversi. O espetáculo é marcado por coreografias complexas, enérgicas e sensuais, embaladas por um humor satírico e críticas ácidas.
A trama desnuda as estruturas de corrupção sustentadas pelo estrelismo e egocentrismo de Chicago dos anos 20, que pouco se distanciam dos tempos atuais. Faz isso sob um pano de fundo burlesco, sensual e sensacionalista, transitando entre a prisão e os shows noturnos de cabaret.
Os ingressos podem ser adquiridos no site diversosingressos.com.br.

_______________________________________________________________
Floripa recebe Mostra de Cinema Uruguaio

Começou ontem (terça-feira) e prossegue até sábado, 05 de outubro, a Mostra de Cinema Uruguaio em sua 6ª edição, com cinco longas metragens uruguaios e cinco curtas catarinenses. A MuySC é uma das novidades do evento, que ainda traz a MuyCONECTA para momentos de networking, e o encerramento com a MuySHOW.
Segundo Esteban Cama, que é diretor de curadoria da Mostra, o evento foi concebido com foco no fortalecimento de laços entre Brasil e Uruguai e entre os próprios uruguaios imigrantes que moram em Florianópolis.
“O evento tem se firmado como uma oportunidade para cineastas, atores e outros profissionais do cinema uruguaio compartilharem suas visões e experiências com o público brasileiro”, destaca Cama, que é uruguaio radicado em Florianópolis há 21 anos. “A partir da segunda edição sentimos um crescimento exponencial do público brasileiro na Mostra, além da comunidade uruguaia, o que nos fez ir em busca de lugares maiores para abrigar o evento”, afirma.
Toda a programação é gratuita e aberta ao público e será realizada Sala de Cinema Gilberto Gerlach, que fica no Centro Integrado de Cultura (CIC). Os ingressos são limitados à capacidade do espaço e podem ser reservados no site do evento . Programação completa, classificação indicativa e medidas de ibilidade podem ser conferidas no site de evento muycinema.com. e na rede social @muycinema .
_______________________________________________________________
“A Magia de Ser Criança”

Com temática infantil, a exposição inédita do artista Luiz de Souza comemora a semana das crianças. Pela primeira vez, o artista fará uma exposição individual em Florianópolis. O pintor, natural de Lauro Muller (SC), tem obras expostas em diversos países, com temáticas que englobam o imaginário, o surreal e, principalmente, a infância, que será tema da exposição.
“A Magia de Ser Criança” estará no Museu da Escola Catarinense (MESC), no centro de Florianópolis, de 9 a 27 de outubro, com a curadoria de Renato Andreuchetti.
O evento é gratuito e conta com apoio da Udesc.
_______________________________________________________________
Viva a democracia e o direito soberano ao voto. Boa eleição leitor e até a próxima semana.
No instagram: @anselmoprada