A conquista de Fernanda Torres reverbera sem prazo para diminuir a onda de orgulho. Desde o último domingo é o assunto mais repercutido nos mais diversos meios e nas redes sociais o alcance só aumenta mundo afora. São muitos os países que querem saber quem é a atriz brasileira que está fazendo história. O filme acaba de estrear nos EUA e o público americano correu aos cinemas para assistir “Ainda Estou Aqui”.
Muito mais que uma estatueta de valor imensurável pelo talento, mais do que um Globo de Ouro, um globo de emoções tomou conta do Brasil e de muitos países. E não é para menos, o prêmio concedido pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood ou Golden Globe Awards ao talento da atriz Fernanda Torres é repleto de significados. A começar pela representatividade da arte e da cultura do Brasil para o mundo. Isso sempre foi muito claro para a atriz, que não acreditava receber a honraria de um Globo de Ouro, sempre consciente que o filme e o cinema eram maiores que sua interpretação, pura humildade.
Desde que começou a corrida aos cinemas, a campanha pela divulgação do filme, das indicações a vários prêmios, a conquista de muitos deles, Fernanda Torres preferiu se ater ao significado profundo do filme, o trabalho de equipe comandado por Walter Salles e o mais relevante, a memória de Eunice Paiva e sua trajetória até a obtenção do atestado de óbito, que fechava a história do desaparecimento e o assassinato do marido, Rubens Paiva, durante o período da ditadura militar. Até mesmo na hora de receber o prêmio, Fernanda Torres não esqueceu do principal, ser uma brasileira feliz pela oportunidade de levar às telas o retrato da saga de Eunice Paiva, numa representação de todos aqueles que há décadas lutararam, e muitos ainda lutam, para que o Estado reconheça os assassinatos dos desaparecidos durante a ditadura, numa simbologia de que os tempos obscuros não podem ser esquecidos.
“Ainda estou Aqui” está fazendo essa trajetória de entregar às novas gerações a história contada através de uma família destroçada pela ditadura, que ganha contornos no ado e presente e dos riscos que volta e meia corremos se a democracia não for cuidada pelos olhos bem abertos de todos os brasileiros e pelas instituições que nos representam.
E Fernanda Torres pode sim sentir-se orgulhosa pelo seu prêmio, o papel no filme, interpretado em português, de sua vitória entre brilhantes atrizes, de sua magnífica atuação dramática e contida, que nos leva a um lugar em que todos nós caberíamos naquela família carioca brasileira. Com muita sabedoria e aprendizado de quem nasceu no meio da arte, a atriz trouxe para o filme o que está em seu sangue e de toda a sua família de artistas, principalmente sua mãe Fernanda Montenegro e seu pai Fernando Torres.
É maravilhoso ver o cinema brasileiro forte e com salas lotadas de pessoas de todas as idades assistindo, se emocionando e valorizando a nossa cultura. Certamente “Ainda Estou Aqui” vai abrir espaço para que outros cineastas apostem em produções brasileiras no mesmo gênero, sem tirar a importância do cinema brasileiro como um todo. Como é bom a gente ter orgulho do Brasil, da Fernanda Torres, uma atriz brasileira num filme brasileiro de tamanho sucesso por onde a.
Estamos bem posicionados rumo ao Oscar.
Homenagem e recado em Florianópolis

O artista Bruno Barbi se juntou à galeria de homenagens e dedicou sua primeira obra de 2025 à atriz Fernanda Torres. Conhecido pelo seu trabalho na luta contra o racismo e a valorização de figuras transformadoras e lutadoras por um mundo mais justo, Bruno Barbi, que sofreu preconceito com sua arte no final de 2024, pintou o rosto da atriz numa das caixas de metal na Avenida Beira-Mar- Norte. Em sua rede social, o artista fez questão de dizer que a obra, além de reverenciar Fernanda Torres, é um recado para Florianópolis: “Ainda Estou Aqui”.
_________________________________________________________
Mirage Circus e o show inédito de drones na Ponte Hercílio Luz

O ator Marcos Frota, idealizador do Mirage Circus, não escondia sua alegria e emoção de estar de volta com uma nova temporada em Florianópolis. E não é para menos, a ação para divulgar a presença do circo na cidade lotou o percurso da Ponte Hercílio Luz e as imediações da entrada pelo lado da Ilha, com público formado por famílias inteiras cheias de curiosidade pelas atrações da noite, 25 mil pessoas segundo a organização do evento. A estreia na Baía Sul, em Florianópolis, foi no primeiro dia do ano, mas o lançamento oficial foi na última segunda-feira com o espetáculo aberto na Ponte Hercílio Luz.
Para celebrar o retorno à cidade após dois anos, o Mirage Circus surpreendeu moradores e turistas com um show de drones e uma apresentação inédita do Globo da Morte e saltos de até 20 metros de cinco pilotos em suas motos no estilo freestyle.
O show de drones contou com 600 equipamentos iluminados com LED, que formaram no céu diversas figuras de atrações da arte circense.
Nesta temporada, uma das grandes novidades do Mirage é a maior roda-gigante itinerante do de grandes dimensões, a atração proporciona uma vista total das instalações do circo e suas imediações. “É um prazer imenso estar em Florianópolis novamente e poder receber todo esse potencial turístico da cidade. Temos plena consciência da importância de entregar um
conteúdo de entretenimento para uma capital vocacionada para o turismo, a cultura e o lazer”, conta Marcos Frota, que completa 50 anos de carreira neste ano.

_________________________________________________________
“Serenata da GG” chega ao verão de Floripa

Na música o destaque da semana é a presença de Gloria Groove no verão da Ilha. Ela chega a Florianópolis com o primeiro projeto de pagode de sua carreira, “Serenata da GG”, iniciado no ano ado. Nesta sexta-feira, dia 10 de janeiro, é a vez de Florianópolis receber a apresentação da nova turnê da artista, no Stage Music Park.
“Serenata da GG” marca um novo capítulo escrito por Gloria em sua carreira, já que a multiartista participou de diversos projetos de pagode e desta vez traz à vida seu próprio projeto no gênero que faz parte de sua trajetória. É um trabalho em que a multiartista decidiu abrir de vez seu coração ao celebrar o amor em todas suas formas.
A noite ainda conta com o show de abertura do cantor Léo Dieb. Os ingressos estão disponíveis na blueticket,
_________________________________________________________
Exposição celebra a profissão de fotógrafo

Para celebrar o Dia Nacional do Fotógrafo, comemorado em 8 de janeiro, a Câmera Criativa Escola de Fotografia e Arte, de Florianópolis, promove a 1ª Edição da Mostra: “Profissão – Fotógrafo: Exposição Coletiva em Homenagem ao Dia Nacional do Fotógrafo”.
Nesta edição, 60 fotógrafos, entre profissionais, amadores ou apaixonados por fotografia, se inscreveram e 48 foram selecionados pelos curadores Lilian Barbon e Radilson Carlos Gomes. São 47 moradores de Santa Catarina e um da França.
Segundo Luíla Vômero, coordenadora da Escola, a mostra fotográfica é uma homenagem às fotógrafas e fotógrafos amadores e profissionais que através de suas lentes fazem um convite para a reflexão sobre a nossa própria existência e a conexão que temos com os outros e com o ambiente ao nosso redor.
A exposição, que reúne 91 imagens, em Preto e Branco e coloridas, nos mais diversos estilos, seja retrato, paisagem/natureza, autoral/conceitual, documental, fotojornalismo, entre outros, poderá ser visitada até o dia 7 de fevereiro de 2025 no Espaço Cultural Câmera Criativa, que fica em anexo à escola, na Rua Anita Garibaldi, 120, no Centro de Florianópolis. Com entrada gratuita, a abertura será hoje, quarta-feira, 8 de janeiro, a partir das 19h30.

_________________________________________________________
” O Homem Sonho e Pesadelo”
A exposição “O Homem Sonho e Pesadelo”, do artista visual e arquiteto Pedro Holderbaum será aberta no dia 13 de janeiro. Desde 2014 no mundo das artes visuais, no trabalho do Pedro, sempre é possível enxergar uma crítica social, e uma contextualização dos tempos na qual vive a sociedade mundial atualmente. Nessa nova exposição, é possível observar através das obras, os vários questionamentos do artista em relação ao homem, seu caráter e suas sombras.
“O foco do nosso olhar é o homem, o ser humano, que está sempre presente e é protagonista na construção dos ciclos que constituem as fases da História da Humanidade. Ao colocarmos um número infindável de figuras humanas representadas individualmente, acompanhadas de suas sombras que na concepção da ideia significa a presença de seu caráter (ALMA) e a marca das potencialidades de cada um. Seguindo os acontecimentos temos três conjuntos de obras que nos falam de elementos decisivos nas formações, progressos ou defeitos que formam cada um de nós. O primeiro, “PSY”, que carregamos desde o nascimento, os Genes, os Dons, a Lucidez, etc… O segundo, “Tríades da Vida”, as Escolhas, o Discernimento, a Sorte, etc… O terceiro, “Imponderável”, as Deficiências, as Doenças, as Desistências, etc… Na era das coisas virtuais, lentamente as engrenagens da vida vão sendo aviltadas por lunáticos insanos e, todos pagaremos por isto! “, define o artista sobre suas obras. A exposição será na Giuseppe Pizzeria – Rua Otto Boehm, 604 – América, ville e segue até o dia 30 de março.

_________________________________________________________
A cultura manezinha em Canasvieiras

Uma celebração da cultura local para movimentar o verão na praia de Canasvieiras. Será neste sábado, 11 de janeiro, no Largo José Daux , que se prepara para receber uma das mais tradicionais manifestações culturais da região, a apresentação folclórica do Boi-de-mamão. O evento quer mostrar ao turista e público local a autêntica cultura manezinha, promovendo um encontro entre tradição e modernidade.
Além do espetáculo do Boi-de-mamão, a programação inclui um espaço kids, Food Park diversificado, música ao vivo com voz e violão do cantor Renatinho Grotmann, e uma divertida sessão de escultura de balões para as crianças. Para o empresário e idealizador do evento, José Augusto Daux, a ideia é tornar o Largo num ponto de encontro.
“Queremos que o Largo José Daux seja um espaço de encontro e celebração da nossa cultura. A apresentação do Boi-de-mamão é uma maneira de compartilhar a nossa tradição e permitir que tanto os moradores quanto os visitantes possam vivenciar essa experiência única, comenta o empresário. O evento acontece entre 19 e 22h, no Largo José Daux, em Canasvieiras.
_________________________________________________________
Arte e gastronomia no Shopping Itaguaçu
O Shopping Itaguaçu realiza neste sábado, 11 de janeiro, a sua Feira Cultural, uma experiência em arte, gastronomia e cultura. O evento gratuito vai reunir artesãos de Palhoça e serão expostos produtos únicos e feitos manualmente,além de oferecer oficinas interativas de culinária e artesanato. As atividades incluem também apresentações culturais, que celebram a diversidade e a riqueza da região, transformando o evento em uma oportunidade de socialização e conexão com a cultura local.
A feira é realizada em parceria com a Associação de Artesãos de Palhoça, e valoriza o empreendedorismo regional, além de fomentar a geração de renda. “Nosso objetivo é integrar a comunidade, divulgar a cultura local e apoiar os artesãos e empreendedores da região. Estamos felizes em proporcionar um espaço de visibilidade e uma plataforma de comércio para esses talentos”, conta Rafael Oliveira, coordenador de Marketing do Shopping Itaguaçu. Para mais informações e as as redes sociais do shopping. A feira acontece das 10 às 22h, com entrada gratuita.
_________________________________________________________
Até a próxima semana.
No instagram: @anselmoprada