A 28ª edição do FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul) anuncia a programação completa e promete mais um grande evento que já faz história no cinema da América Latina. Entre exibições de filmes, evento de mercado e formações, são mais de 70 atividades que serão realizadas de 5 a 11 de setembro
O festival está em contagem regressiva e este ano teve mais de 800 filmes inscritos, com a seleção a cargo de 17 curadores do Mercosul. No total, serão exibidas 66 obras, de 14 países. A programação inclui homenagem ao seu idealizador, Antonio Celso dos Santos, o 8º Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+Lab, Fórum Audiovisual Mercosul, Projeto Rally Panvision, oficinas e debates no Conversas FAM de Cinema, somando mais de 70 atividades.
As exibições dos filmes serão no CineShow Beiramar Shopping. Já as atividades do ECM+LAB 2024 e o Fórum serão no Majestic Palace Hotel.
A Cerimônia de Abertura fará uma homenagem ao seu idealizador, Antonio Celso dos Santos, falecido no ano ado, com a exibição do curta Ritinha, ficção dirigida por ele, uma adaptação do conto premiado do escritor catarinense Hoyêdo de Gouvêa Lins. Antes da primeira sessão de longas, será realizado o Papo FAM com o ator Giuseppe Oristanio, ator do filme Ritinha.
“A 28ª edição do FAM além de celebrar o cinema reafirma nosso compromisso com a diversidade, ibilidade e inovação, conectando culturas e promovendo diálogos”, diz Alissa Azambuja, diretora artística e de comunicação da Panvision, realizadora do FAM. Este ano, foram selecionados 47 filmes para as Mostras Competitivas e 14 produções convidadas, além de cinco curtas que serão produzidos durante o Festival, no Projeto Rally Panvision. Oito Mostras Competitivas fazem parte da programação do festival: Work In Progress (filmes em processo de finalização), Mostra Curtas, Mostra Infantojuvenil, Mostra Curtas Catarinense, Mostra On-Line, Mostra Longas, Mostra Videoclipe e Mostra Rally. Para completar, as Conversas FAM de Cinema exibem produções convidadas. Na Mostra WIP e na Mostra Curtas Catarinense, todas as produções são inéditas. Ao todo, 16 filmes serão exibidos pela primeira vez. A programação completa está no site www.famdetodos.com.br .
_________________________________________________________________________
“PIANOS QUE E ENCANTAM” NO PIANÍSTICO DE VILLE

Consolidado como um dos mais importantes festivais da América Latina dedicados ao piano, o Festival Pianístico chega à sétima edição, trazendo artistas de primeira linha . O encontro musical criado em 2018 abriu uma nova vertente no calendário cultural de ville. Por seis dias, entre 24 e 29 de setembro, os acordes do piano sobem ao palco, em teatros e outros espaços públicos, com ampla programação.
“Teremos a aplaudida mescla de artistas brasileiros e internacionais, e a reunião dos mais diferentes gêneros e estilos, que já caracterizam o nosso festival”, afirma o diretor artístico Carlos Branco, presidente da comissão central organizadora. Do elenco de pianistas anunciados, Branco chama atenção para a presença de dois nomes da cena erudita internacional, que se apresentam em turnês e festivais por todo o mundo: o duo a quatro mãos dos espanhóis Carles e Sofia e o consagrado pianista britânico Peter Donohue. Outro destaque é a cubana Marialy Pacheco, estrela do jazz mundial. “Do exterior, teremos ainda o tango de Pablo Fraguela e a incrível sensibilidade de Fernanda Morello, ambos argentinos, e o pianista paraguaio Oscar Aldama. E do Brasil, a reunião de alguns dos melhores pianistas da atualidade, que vão do erudito ao jazz e à MPB, como Anette Camargo, Clélia Iruzun, Deangelo Silva, Heloísa Fernandes, Luiz Gustavo Zago, Marcelo Galter, Yves Tanuri e Zé Manoel.”
Albertina Tuma, coordenadora geral, salienta que o slogan desta edição, “Pianos que encantam”, reflete não apenas a excelência artística do festival, mas seu compromisso em inspirar e emocionar o público”.
O o, mais uma vez, é gratuito – ingressos, mediante reserva, estarão disponíveis em breve. Como contrapartida social, o festival leva um espetáculo exclusivo para estudantes da rede pública municipal, na ação intitulada “Pianístico nas Escolas”.
_________________________________________________________________________
“DONA BILICA NAQUELE TEMPO” É NESTA SEXTA!

No teatro, o destaque da semana é a peça “Dona Bilica Naquele Tempo”, espetáculo que mostra com alegria e emoção o modo ser e viver dos manezinhos e a importância da cultura local na Ilha de Santa Catarina.
A personagem Dona Bilica se transformou, nestes 32 anos de existência, talvez na maior expoente do esforço que as tradições e a cultura açoriana desenvolvem, não só para sobreviver, como para continuar sendo parte fundamental da identidade e da formação cultural dos habitantes da Ilha. Como todo símbolo, cumpre o seu papel de servir de espelho para a valorização do ado e de inspiração na busca de um futuro melhor.
“Dona Bilica – Naquele Tempo” abre as portas de sua casa para contar como era viver na Ilha antes do progresso chegar. Entre rezas e cantorias ela volta ao tempo dos antigos e relembra a história de sua família, sua infância e juventude, conta causos que ouviu nos engenhos de farinha, histórias de bruxas e assombrações. O espetáculo será apresentado nesta sexta-feira, dia 16 de agosto, no Teatro Ademir Rosa (CIC), às 20:30h, em Florianópolis. Os ingressos estão à venda na www.blueticket.com.br .
_________________________________________________________________________
CASA AMARELA COM ARTE E GASTRONOMIA

Com sabor e arte, a Casa Amarela, na Barra da Lagoa, em Florianópolis, abre as portas para uma noite gastronômica e artística neste sábado, dia 17 de agosto. Com jantar comandado pela chef Janete Borges, o evento contará uma curadoria especial de expressões artísticas. Em torno do jantar, aquarela, música, fotografia e moda serão ingredientes para uma noite cultural.
Luciana Andrade, anfitriã da Casa Amarela, irá apresentar em primeira mão, ao lado do fotógrafo Rubens Angelotti, a exposição Libertá – Um novo olhar com fotos artísticas de sua coleção de casacos autorais produzidos artesanalmente e clicados em um dos cartões portais da cidade: a ponte Hercílio Luz. Além disso, a designer gaúcha Mariana Pestes vai mostrar seu trabalho Aquarela & Vinho, onde propõe um olhar mais amplo e menos rígido sobre o processo criativo desta técnica rica em possibilidades.
Para o jantar, Janete Borges, chef catarinense das mais renomadas e sempre munida dos bons insumos do Estado, vai utilizar ingredientes como pecorino serrano, escabeche ilhéu, mariscos e camarões do nosso litoral com harmonização da vinícola catarinense Berto Aguiar. A trilha sonora da noite também será especial: a cantora, compositora e musicista
catarinense Gio Keiko irá interpretar clássicos do jazz e MPB. Mais informações pelo telefone (48) 998158240.

_________________________________________________________________________
DW!TOUR EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Concebida em 2012, a DW! Semana de Design de São Paulo é um festival urbano de design que dialoga com o próprio movimento da cidade, propondo mudanças na sociedade de forma individual e coletiva. Arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, inovação, tecnologia e outros temas da economia criativa se unem nessa proposta plural e diversa. Em 2024, a 13ª edição do evento se desdobrou em cerca de 130 diferentes locais e contemplou mais de 200 ações espalhadas em oito distritos da capital paulista, reunindo mais de mil criativos de diferentes segmentos e atraindo cerca de 50 mil visitantes.
Idealizador e CEO da DW!, o empresário Lauro Andrade celebra a expansão dos DW!Tours para o Rio de Janeiro e Balneário Camboriú em 2024, que serão organizados nos auditórios do Casa Shopping e do Casahall, dedicados a percepções de nomes relevantes do mercado e formadores de opinião.
No Rio de Janeiro, haverá cinco dias de DW!Talks e, em Balneário Camboriú, durante quatro dias. Nos dois eventos a programação envolverá temas como design, arquitetura, decoração, urbanismo, interiores, tecnologia e o impacto do retrofit no fomento de negócios e na recuperação de espaços urbanos.
Em Balneário Camboriú o evento será de 20 a 24 de agosto na Casahall Design District e Rio de Janeiro 3 a 8 de setembro de 2024. Site, incrições e programação: dwsemanadedesign.com.br
_________________________________________________________________________
O escritor e homem das artes, Edson Busch Machado, fez na noite desta terça (13 de agosto) o último lançamento do seu livro Quem tem Medo da Cultura? Desta vez em Florianópolis depois de percorrer diversas cidades do estado e do país. O livro é uma grande coletânea de reportagens, artigos, fotos que o autor colecionou ao longo do tempo e extraídos dos veículos de comunicação. É um impostante acervo em uma única obra que ajuda a preservar a memória da cultura catarinense. O lançamento em Florianópolis aconteceu no Café del Mar, no Centro, e encheu de calor humano a noite fria e com muitos convidados prestigiando, e claro, falando sobre cultura. Durante as sessões de lançamento o livro foi distribuído gratuitamente por ter sido viabilizado através do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), mas está à venda também na Amazon.
_________________________________________________________________________
“NÃO HÁ MAIS CAMINHOS RETOS”
Desde 2022 a artista, curadora e pesquisadora Kamilla Nunes vem conduzindo o grupo de investigação em processos artísticos contemporâneos. A cada semestre os alunos são provocados a criar partindo de um tema central. No primeiro semestre de 2024, os participantes se debruçaram a partir de duas palavras-conceito: experiência e causa.
O primeiro ato chamado “Imaginações Costeiras” ocorreu na praia do Pântano do Sul em julho; no segundo, denominado “Perder tempo procurando”, o Jardim Botânico de Florianópolis recebeu uma série de obras produzidas pelo grupo, que permanece no local durante este mês. No terceiro ato “Não há mais caminhos retos”, 19 trabalhos ocupam o Memorial Meyer Filho com visitação aberta ao público até dia 6 de setembro.
“Esta exposição é composta por três atos e acontece em espaços e datas distintas, como um pensamento em arquipélago, no qual ilhas imaginárias surgem de questionamentos e experiências individuais e coletivas a serem compartilhadas com o público”, explica a pesquisadora Camila Nunes.
Segundo ela, o ato propõe uma curva no modo como os textos e paisagens, ou paisagens escritas, ou textos inquietos que desaparecem, ressurgem, são feitos para despertar a percepção das pessoas no dia a dia. Seja nas pequenas alegrias cotidianas, num espaço que se move com as mãos e até em textos que se transformam em contato com o corpo.
“Já não há caminhos retos para perdas irrecuperáveis, mas ainda podemos reescrever a terra, mover o horizonte e as memórias, reescrever o futuro”, enfatiza a curadora. A visitação no Memorial Meyer Filho funciona de segunda a sexta, das 12h às 18h, com entrada gratuita.
_________________________________________________________________________
ARTE ANCESTRAL

A Bicicleta Feira de Artes Gráficas e Publicações Independentes começa nesta sexta, dia 16 e prossegue até 18 de agosto, ocupando todo o espaço do Instituto Internacional Juarez Machado, em ville. Além de oficinas gratuitas, rodas de conversa, vale destacar as atividades interativas, que irão acontecer durante toda feira, uma dessas atividades será a de Pintura Ancestral e Corporal com Daiana Yxapy, do povo guarani Mbya e da aldeia Tekoa Marangatu, ou seja, o público presente poderá receber pintura corporal, enquanto visita os expositores. Daiana também ministrará a palestra: “Arte Gráfica e os Povos Originários”.
A edição deste ano, assim como em 2023, contará com 80 artistas visuais, vindos de várias cidades brasileiras, que estarão comercializando e expondo livros, prints, adesivos, zines, gravuras, pôsteres, fotografia, serigrafia, colagem, xilogravura, bottons, camisetas, quadrinhos, ilustrações, fotolivros e mais uma infinidade de formatos gráficos e publicações independentes.
Uma das novidades da edição de 2024 será a abertura de três mostras artísticas no Museu de Arte de ville, um dia antes da feira de expositores, em paralelo a programação oficial que acontecerá no Instituto Internacional Juarez Machado, ou seja, na sexta-feira, a partir das 19h30, o MAJ irá abrigar em seu porão as mostras: “Grafias do Humano”, de Carlos Roberto Nascimento de Oliveira, conhecido como mestre Bebeto, “Cas(C)a- Corpo Paisagem”, do artista visual Nestor Jr e “Livros Mágicos – Uma Viagem Mística”, com organização e curadoria de Patrícia Amante. Também na sexta-feira, no período da tarde, irão acontecer no IIJM as seguintes oficinas: oficina de Auto publicação, oficina de caligrafia cursiva Brush Pen, oficina de Livro de Artista, oficina de fotografia de curiosidades, experimentação gráfica com tipos móveis, oficina Monotipia e oficina de gravura em Tetra Pack. Já no sábado (17), acontecerá a partir das 19h, na Associação de Artistas Plásticos de ville – AAPLAJ, o evento denominado “Estica Bici”, um encontro para conexões, troca de experiências e muita conversa, uma ótima oportunidade de relacionamento com o segmento das artes gráficas. Mais informações em https://linktr.ee/feirabicicleta .
_________________________________________________________________________
Obrigado e até a próxima semana. No instagram @anselmoprada