No mês do Orgulho LGBTQIAP+, diversas marcas estiveram presentes no Twitter para dar destaque a conteúdos e ações que promovem a inclusão dessa população ao longo de todo o ano, indo além do básico.
De acordo com estudo realizado pelo Twitter, é importante que as marcas entendam que podem participar das conversas de forma relevante e natural, desenvolvendo estratégias para estabelecer uma ligação genuína com sua audiência. Isso porque 85% das pessoas no Twitter no Brasil dizem ser necessária a inclusão de pessoas LGBTQIAP+, com representatividade genuína na publicidade e comunicação.
Dentre a comunidade LGBTQIAP+, 75% das pessoas se sentem mais positivas em relação às marcas que se alinham com eventos específicos, como a Parada do Orgulho LGBTQIAP+. No entanto, é preciso lembrar que o Mês do Orgulho é apenas um momento para reafirmar apoio à essa comunidade e que é necessário apoiar a representatividade e inclusão durante todo o ano, com consistência.
Confira alguns exemplos de marcas que contaram com ações afirmativas no mês de junho que mostram a importância do tema:
Ame Digital ( useamedigital)
Com a campanha #OndeEsseMundoVaiParar, a Ame Digital embarcou no Twitter para abordar a importância de fortalecer a comunidade LGBTQIAP+: narrada por Liniker ( Liniker), a ação fala sobre ecoar as vozes da luta e trazer visibilidade para buscar transformações. A marca também apresentou conteúdos relevantes, transmitindo conhecimento sobre diferentes causas, além de divulgar instituições que apoiam pessoas LGBTQIAP+ para receberem doações. Por fim, a Ame disponibilizou um banco com 80 imagens para que outras marcas ampliem a presença da comunidade LGBTQIA+ em suas campanhas.
#OndeEsseMundoVaiParar
Onde o respeito vença o preconceito. pic.twitter.com/cARwScElxt— Ame Digital (@useamedigital) June 14, 2022
Avon Brasil ( AvonBR)
Além de estar presente, por mais um ano, como patrocinadora na Parada do Orgulho LGBTQIAP+ e com cobertura do evento no Twitter, a Avon apresentou a campanha #VemComOrgulho. A ideia foi abordar a importância da visibilidade e de dar voz às pessoas desta comunidade durante todo o ano, relembrando que a marca apoia o movimento por meio das suas políticas internas e de iniciativas que promovam influenciadores da sigla. Para além do mês de junho, a marca traz pessoas LGBTQIAP+ no elenco de suas campanhas e esteve presente no #BBB para dar visibilidade a essa população.
Quem vive o #MêsDoOrgulho sabe exatamente o gostinho que ele tem. Orgulho de ter aprendido a se amar, de ter se encontrado, de ter tido coragem, de ter enfrentado tudo e ter chegado até aqui. É o mês pra amar a própria história e fortalecer quem também #VemComOrgulho ?️??️⚧️❤️ + pic.twitter.com/vMCsdqmohu
— Avon Brasil ? #VemComOrgulho #VemDeAvon (@AvonBR) June 28, 2022
Doritos ( doritosbrasil)
A Doritos é uma marca que fala sobre respeito à identidade durante todo o ano, promovendo datas como o Dia do Orgulho Agênero, por exemplo. Durante o #MêsDoOrgulho, seu perfil do Twitter destacou a campanha #RespeitaMinhaIdentidade para conscientizar as pessoas sobre registros e a diferença entre nome de registro e nome social – muito importante principalmente para a comunidade trans.
Agênero é uma identidade. E, assim como qualquer identidade, deve ser respeitada e nunca questionada.??? #RespeitaMinhaIdentidade pic.twitter.com/6UqxCeEUDF
— Doritos® (@doritosbrasil) May 19, 2022
Google Brasil (doritosbrasil)
O Google Brasil divulgou no Twitter a campanha “Profissionais Excepcionais”, que trouxe histórias reais de pessoas trans e travestis em processos de contratação pelas empresas. Com a hashtag #TrabalhoParaTodes, a ação abordou a inserção no mercado de trabalho, reforçando que já é hora das empresas criarem mais espaços de acolhimento e desenvolvimento. A marca historicamente se faz presente no Dia Nacional da Visibilidade Trans e também já criou conteúdos para o Dia Nacional da VIsibilidade Lésbica.
Estima-se que 90% das pessoas trans não possuem o a um emprego formal. Já é hora das empresas criarem mais espaços de acolhimento e desenvolvimento.
Quando for contratar, invista em pessoas trans e travestis.
Saiba mais: https://t.co/vhtFnL578v #TrabalhoParaTodes pic.twitter.com/DKrPEE0U7i— Google Brasil (@googlebrasil) June 21, 2022