1 – Candidato e promessas
O médico Samir Xaud, de Roraima, é candidato único a presidência da CBF, ao ser indicado pelo interventor Fernando Sarney. Surgindo do nada, não sabendo nada, anuncia que tentará impor um“Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”.
Pois se ele é candidato, já é uma prova de que o futebol é para todos, desde que obedeça os estatutos da FIFA, para poder participar dos eventos por ela promovidos, onde se registra os contratos de jogadores e que divulga os valores das transferências internacionais.
2 – Transparência
Os clubes, ligas, federações e CBF são obrigadas por lei a publicarem os balanços anuais, que são fiscalizados, aprovados por Conselhos Fiscais e Deliberativos.
Mais transparente não pode ser.
A mídia divulga o salário dos jogadores, os valores de transferências, dos processos, quanto paga as TVs e patrocinadores, quanto os clubes devem ao fisco, número de sócios, a renda após os jogos e o número de públicos.
O que falta transparecer?
3 – O faturamento?
Quanto fatura a CBF? Foi divulgado agora: 1 bilhão de reais.
Estamos falando em transparência, me digam que é Samir?
O nome de um time de futebol de Roraima?
E como o pai Zeca Xaud ficou presidente da federação de Roraima por 40 anos?
4 – Mochila

Carrego uma “mochila” desde quando o Paula Ramos foi campeão em 1959. Aprendi a gostar de futebol.
E essa “mochila” me acompanhou pela “ramblas” e trens por Barcelona, em 1988, onde fui estudar como a istração Futebol era organizada e semi no Mundo, desde Zurique na Suíça.
Era um projeto que eu deveria transformar em uma Tese de Doutorado na UAB.
Era uma época em que no Brasil o futebol era tratado com política, na antevéspera de um novo ciclo, quando ou a ser parte da indústria do entretenimento, quando surgiram as ofertas dos canais de TVs pagos e público se expandiu dos estádios para as salas conformáveis dos adeptos do futebol.
Essa mochila, que carrego, é pesada e cabe mais, conhecimentos.
5 – Ancelotti e Casemiro

Orientado por Juan e Rodrigo Caetano (o sem gravata), convocou seis jogadores do Flamengo e quantos do Palmeiras?
6 – Mas o melhor do Fla está fora
Arrascaeta não foi convocado e ele é o melhor jogador do Flamengo?
E isso irá ocorrer em todos os clubes brasileiros, porque os melhores são estrangeiros, como Arrascaeta que não foi convocado.
Se fosse brasileiro de nascimento seriam sete jogadores do Flamengo.
7 – Convocação
Você que vive criticando as convocações para a seleção brasileira por convocarem muitos jogadores que atuam na Europa e culpa os resultados negativos.
Você está errado!
A melhor seleção de futebol da América, líder das eliminatórias, a Argentina não convocou um único jogador que atuam em clubes argentinos.
Todos jogam fora do país.
Foto: Reprodução
8 – Não confunda
Balão de Ouro com Botas de Ouro. Todos os anos na Europa se entrega um prêmio e um troféu ao jogador que marca mais gols na temporada. Este ano a disputa está entre os atacantes Mbappé (29 gols um jogo a disputar) e Gyökeres (39 gols), do Sporting, que não joga mais.
Cada gols, marcado nos campeonatos na Europa, são multiplicadas por um coeficiente de acordo com o nível de cada liga.
Veja os índices de cada liga na ilustração abaixo

9 – Eleição
Samir Xaud não é tão limpo assim. Um oportunista com ligação entre futebol, política e encrencas que envolvem tanto Samir quanto em sua família e sua sócia. Seu pai, Zeca, foi presidente da federação roraimense por 40 anos e Samir nas últimas eleições a deputado em 2018 e 2022 levou cartão vermelho dos eleitores.
10 – Quanto ganhou Guga

E quanto ganharam Djokovic e Carlos Alcaraz que ainda podem colocarem mais moedas no cofre, enquanto Guga não pode mais por não participar dos torneios de tênis, por estar aposentado. Que tal a aposentadoria do Guga, que não pode ser escamoteada do INSS como a de muitos brasileiros.
O valor do Guga está na parte de baixo da ilustração.
11 – Roland Garros

Vai começar daqui a dois dias e é uma época que sinto saudades de Guga.
Alcaraz, Djoko e Sinner são os favoritos, a não ser que apareça um Larry os com um as na manga, repetindo 2005 quando surgiu Rafael Nadal.
12 – Influência
Uma palavra de moda nas redes sociais e no futebol, onde posso usá-la?
A palavra se define assim: “um substantivo que representa o sinônimo de poder, ou seja, a ação de agir sobre os outros.”
Qual o jogador no Avaí ou Figueirense tem poder de influenciar positivamente os demais jogadores? Assim…
https://www.facebook.com/reel/1255943849208655?fs=e&fs=e
13 – Finais do Leste
Estará sendo disputada em sete jogo, nesta quarta-feira em New York jogaram a primeira entre New York x Indiana, que terminou notempo9 regulamentar empatada. Na prorrogação os jogadores de Indiana se recuperaram e ganham o primeiro jogo. Amanhã jogarão o segundo. Mas citei, porque além de gosta de basquetebol, foi um jogo inesquecível. Fantástico.
FIM